segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Nefrite crônica em cão

O rim com nefrite crônica, é de coloração tostada, duro, e se corta com dificuldade. A cápsula esta enrugada e quase sempre aderida de tal modo que quando se desprende arrasta consigo porções da córtex. Há redução do tamanho do rim mais ou menos simétrico, às vezes assimétrico e nodular no gato. A nefrite crônica não pode ser diferenciada
com segurança da glomerulonefrite tanto macroscopicamente como microscopicamente. As duas fotografias acima e ao lado representam esta nefrite crônica. O rim esquerdo superior esta com sua cápsula solta. Suas causas incluem: pielonefrites, amiloidoses renais, uropatia obstrutiva crônica, lesões congênitas, glomerulonefrites, assim como outras causas desconhecidas. Os sinais clínicos são polidpssia, poliúria e vômitos ocasionais.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Gangrena seca em novilhas mestiças

 Gangrena é uma invasão do tecido necrótico por bactérias saprófitas. A Etiopatogenia da gangrena seca é as mesmas da necrose, acrescidas de invasão bacteriana. Segundo o aspecto macroscópico a gangrena seca geralmente é observada nas extremidades, tais como crista, barbela, pés, focinho, cauda, pele, localização perianal e como demonstra a fotografia da bezerra mestiça ao lado no pavilhão da orelha. A outra fotografia mostra uma bezerra com o pavilhão da orelha sem a respectiva lesão. No caso específico da lesão na bezerra acima houve números incontáveis de picadas de abelhas, liberando, portanto nestas áreas grande quantidade de toxinas (apitoxina) provocando degenerações e posteriormente necrose que foi invadida por bactérias saprófitas, causando a gangrena seca em várias áreas nos animais, como cauda, e principalmente o pavilhão da orelha. Estas áreas mostraram-se seca e enrugada, devido à desidratação por evaporação. A cor das áreas afetadas pelas picadas das abelhas que eram em números incontáveis era de cor castanho-avermelhada, verde, cinza e negra. A gangrena seca progrediu ao longo das extremidades do pavilhão da orelha em direção proximal até o ponto onde houve circulação adequada e menor quantidade de veneno das abelhas para manter viva a área. Neste ponto apareceu então uma linha demarcatória nítida entre o tecido vivo e morto da orelha, onde desenvolveu intensa reação inflamatória, em que as defesas do corpo do animal tentaram evitar a invasão bacteriana. Ao longo desta linha de defesa, houve um acúmulo de macrófagos, neutrófilos, e outros leucócitos, além de tecido de granulação e enzimas líticas, os quais causaram liquefação do tecido morto ao longo da linha de defesa onde se deu a amputação espontânea da parte gangrenada. Em tempo quero agradecer aos meus dois amigos Thúlio e Thaísa do 6º período da Unipac de Uberlândia primeiro semestre do ano de 2012 por esta participação bastante ativa e valiosa nesta posta mento, assim como a doação destas maravilhosas fotografias das bezerras mestiças aqui citadas.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Metástase pulmonar de tumor misto mamário.

O tumor misto é o tipo mais comum de neoplasia mamária na cadela e corresponde segundo Keila Faria à 63.63%, e a idade mais comum desta neoplasia esta entre 08 e 10 anos levantamento elaborado em 484 cadelas biopsiadas na Universidade Federal de Uberlândia de 1995 à 2000. Segunda a literatura a metástase pulmonar é extremamente comum em torno de 60% a sua ocorrência. Na fotografia ao lado mostra-se uma metástase pulmonar com alguns nódulos que apresentava com grande quantidade de melanina e áreas de antracose. Nesta mesma cadela observou-se também metástase na pele da cadela a qual foi abordada em outra ocasião por este blog.