sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Criptorquidia em um cão

A criptorquidia se observa na maioria das espécies domésticas podendo ser uni ou bilateral. Nesta necropsia foi notado o testículo esquerdo na bolsa escrotal bastante reduzido de tamanho, duro sugerindo hipoplasia testicular como mostra a fotografia, e o testículo direito na região inguinal no inicio da cavidade abdominal bastante aumentado de tamanho, e superfície de corte apresentava em forma de massa lobulada, de cor amarela acinzentada e com aspecto gorduroso, e às vezes continha áreas discretamente avermelhada como demonstrado nas fotografias. Geralmente o testículo retido na cavidade abdominal é quase sempre menor de tamanho, e ao contrario neste animal ele estava bastante aumentado de volume e pelo seu aspecto macroscópico sugerindo uma neoplasia possivelmente um sertolioma. Esta necropsia foi elaborada pelos acadêmicos do 6º período do Curso de Medicina Veterinária da Unipac sede em Uberlândia, e as fotografias tiradas pela acadêmica Daniele Almeida Cabral do mesmo período o qual agradecemos a esta postagem. 




quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Nefrite supurada

Nefrite supurada ou purulenta é uma inflamação supurativa renal cujo exsudato inflamatório é o pus afetando o parênquima renal e a pélvis, e sua patogenia inclui vias de infecção tanto hematógenas como urógenas. Dependendo da via de infecção, sem duvida, a nefrite supurada pode dividir-se em duas classes de lesões. A primeira de origem hematógena, que é denominada de nefrite supurativa embólica. A segunda, de origem urógena ou ascendente denominada pielonefrite. As causas mais comum são as bactérias, particularmente as piogênicas. Macroscopicamente o principal constituinte do exsudato é o pus que pode ser branco como mostra a fotografia, amarelo, verde, vermelho ou azulado, dependendo da espécie animal e do agente etiológico. Esta necropsia foi elaborada pelo 6º período do curso de Medicina Veterinária da Unipac sede em Uberlândia, e as fotos tiradas pela acadêmica Daniele Almeida Cabral, o qual agradeço a oportunidade deste posta mento.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Nefrite intersticial crônica com mineralização.

O rim com nefrite intersticial crônica como observado nas fotos esta contraído, de coloração cinza pálido ou de cor tostado, duro, e se corta com dificuldade, e geralmente rangendo devido à mineralização tipo distrófica. A capsula esta engrossada e quase sempre aderida, de tal modo que quando se desprende arrasta consigo porções da superfície da cortical. A redução do tamanho do rim geralmente é simétrica, às vezes com aspecto nodular. Esta necropsia foi elaborada pelos acadêmicos do 6º período da Universidade Unipac sede em Uberlândia, e as fotografias tiradas pelo acadêmico Sinomar, período o qual presto minha homenagem e agradecimento.