segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Hipotrofia gelatinosa das gorduras no coração de um bovino da raça holandesa

Observando as duas fotos nota-se que a do lado esquerdo o coração apresenta-se com esta alteração que representa um consumo das gorduras do saco pericárdico, nos casos de inanição e subnutrição, quando o organismo lança mão das reservas de gorduras acumuladas em determinadas partes do corpo, como é o exemplo deste saco pericárdico. Isto também pode ocorrer na gordura perirrenal e outros locais. Esta alteração é bastante comum nos animais domésticos quando falta alimento no período da seca. Macroscopicamente apresenta-se com coloração amarelada e consistência amolecida, deixando fluir líquido citrino ao corte. 

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Enfarte renal em um cão Dálmata adulto e sua causa

Enfartes: É uma área de necrose circunscrita consequente a obliteração súbita de um vaso sanguíneo que irriga uma região sem adequada circulação colateral. Macroscopicamente a maioria dos enfartes principalmente os renais tem a forma de cone com o ápice no ponto da embolia ou trombose com a base na superfície do órgão como demonstra a foto macroscópica do rim. Um corte do ápice à base mostrara então a forma de cunha ou leque. Em fase recente a área enfartada é tumefeita e vermelho escuro devido a distensão dos capilares por sangue. Tem consistência mole, e após certo tempo torna-se pálida, de consistência mais dura que os tecidos adjacentes com a margem vermelha, devido ser consequência de necrose e da inflamação marginal. Os enfartes vermelhos tendem a fazer saliência nos tecidos adjacentes, ao passo que o enfarte anêmico tende a ser ligeiramente deprimido. Os enfartes antigos aparecem claramente como depressão enrugadas na superfície.  Microscopicamente o quadro é aquele da necrose coagulativa como demonstrado na foto da microscopia.
Classificação dos enfartes: é de acordo com sua aparência:
Enfartes brancos ou isquêmicos ou anêmicos e vermelhos ou hemorrágicos. Estas designações referem-se à lesão plenamente constituída. Na fase inicial praticamente todos os enfartes são vermelhos devido à hiperemia e hemorragia. Os enfartes anêmicos são mais velhos e denominados senil.
Etiologia do enfarte: As embolias e as tromboses são as causas mais freqüentes. Qualquer fator que obstrui vasos. Neste caso especifico como mostra a foto microscópica a trombose foi a causa deste enfarte neste cão.